18 maio 2013

Resenha Literária: Fala Sério, Mãe!

| |
  Olá meus doces, sumi né puff, hoje venho com a resenha de um livro que eu amei, que é o ''Fala Sério, Mãe!'', escrito pela Thalita Rebouças  publicado na editora Rocco.
  Este livro (se eu puder dizer assim) tem uma... digamos uma série que não são na realidade histórias (crônicas) continuadas, todos os livros dessa provável série contam histórias da Manu desde quando estava na barriga da mãe até seus 21 anos quando ela sai de casa e vai morar perto da faculdade, cada idade como um capítulo. Em cada livro ela conta as histórias, com muito humor, e eu falo mais dos outros talvez em um próximo post.

Sinopse:
''Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.
Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.
Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.''
   
 Eu gostei bastante deste livro, eu não achava que ele ia ser ruim porém quando eu comprei eu não quis criar expectativas, mas não vou mentir, quando o livro chegou dei uns pulinhos (pulinhos) de alegria haha.

 O livro é um amor, e no caso este livro da série conta a vida (como todos) de Maria de Lourdes, ou melhor, Malu como ela prefere, e sua mãe, e a história (crônica) conta os queridos passos dela durante sua vida, sua vida da barriga de sua mãe até os 21 anos.
 Temos a narrativa de Malu e Ângela Cristina (sua mãe).A mãe conta a vida da garota até os seus 12 anos, (NÃO É SPOILER, CONTA NA SINOPSE) quando ocorre um fato importante na vida de Malu, que é seu primeiro beijo, e a mãe acredita que ela já esteja grandinha o bastante para poder assumir sua narrativa!
 Malu é uma filha bem narizinho empinado, fresquinha, (e isso a própria Thalita declarou em uma entrevista com Gabi, no SBT), porém eu entendo por mim que isso mais se passa quando é a visão da mãe contando a história. Muitas vezes Malu é um tanto grossa com a mãe, porém a mãe muitas vezes não da bola para Malu e outras acredita que tudo é frescura de sua filha, o que na maioria das vezes não é, quando você conhece o ponto de vista da Malu você começa a se apaixonar e se identificar!

 Na minha opinião no início do livro Malu era um tanto precoce, principalmente na volta dos seus 10 anos de idade, você não sabe se ela está sendo muito infantil ou querendo ser grande, mas não sei como, encanta muito!
 O início do livro é uma extrema fofura, a descrição de Malu até mais ou menos seus 5 anos é muito fofo, eu me encantei, ficava com meus olhinhos brilhantes imaginando uma Malu mini com uma pequena barriguinha de fofura (e como eu imagino) cabelos curtinhos castanhos de pura sinceridade!


 “Quando essa mulher vai virar as costas para que eu possa desinfetar as mãos e a bochecha da Maria de Lourdes? Quando?” 
 Comentário: É... no inicio a mãe de Malu era fanática pela querida limpeza de sua filha, ela não gostava que ninguém tocasse em sua filha nem beijasse e nem nada do tipo, claro que ela não falava... enfim leiam!

“Mamãe vai ser a mãe mais feliz do mundo se você gostar da aula. Mamãe AMA balé”
 Comentário: No começo dos queridos anos de Malu, sua mãe queria que ela fosse parecida e que tivesse os mesmos desejos, então colocou Malu no Balé, oque não foi muito bom...

 Leitura rápida o bastante para que você querer mais. Espero que tenham curtido essa pequena resenha, e espero que fiquem com vontade de ler ou mesmo compartilhe sua opinião desta leitura nos comentários. Beijão!

PS:. As fotos são minhas, eu tirei, então podem usar , é só não tirar o nome do blog ou coloque na descrição (embaixo da foto) o nome do meu blog, agradecida!



Ficha Técnica

Livro: Fala Sério, Mãe!
Autor (a): Thalita Rebouças
Páginas: 198
Edição: 2ª Ed.
Série: Fala Sério!
Selo: Rocco Jovens Leitores
Editora: Rocco

6 comentários:

  1. gostei da resenha, estou pensando em compra-lo *-*
    bjbj
    http://oialice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra sim! Ele é Ótimo, e fiquei sabendo hoje (domingo) que ele vai ter uma série na Globo!!!

      Excluir
  2. Ótima resenha, fiquei com vontade de ler. Eu já li na época da escola, um livro da Thalita, mas nem lembro qual dos "Fala sério, .." que foi rs.

    Tem sorteio rolando no blog, beijos.
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito boa a resenha! mesmo!
    estou sempre procurando livros nacionais para ler... esse parece ser uma boa escolha!
    já leu os da paula pimenta? o que achou?
    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada. Não, não li Paula Pimenta, mas já vi muitas resenhas positivas e estou até pensando em comprar, porém eu acho ele um tanto caro, este (buscando no buscapé e ganhando desconto) paguei entre 15 e 18 reais e o da Paula Pimenta o mais comum são 30 reais e eu não tenho dinheiro o bastante pra comprar todos os desejados e este... enfim se ler antes que eu quero a opinião em huashsuah desculpa resposta enorme , mas vou visitar teu blog!

      Excluir