13 setembro 2013

[Resposta] Enquete: Emprestar ... sim ou não?

| |

Ontem estava lendo uma enquete postada no Mania Literária, e lá a Meire estava comentando sobre sua experiência de emprestar seus livros, e muitas pessoas, nos comentários, compartilharam as suas, assim como eu. Achei interessante compartilhar isto com vocês, dando resposta á enquete.
 Antes de começar a contar, queria

Empresta seus livros? Conte sua experiência!

 Não. Tudo começou em um belo dia em que eu fui para a escola com meu livro da Thalita Rebouças, o Fala Sério, Mãe!, e acabei minha leitura na sala. Quando estava prestes á guarda-lo, fui interrompida por uma menina, que até hoje diz ser minha colega (é brincadeira, ela é minha colega). Ela estava pedindo que eu emprestasse meu livro para que ela pudesse ler, e eu, boa como sou, deixei. Foram três dias de brigas, não muito fortes. Eu ditei as seguintes regras: Não usar a orelha; Não deixar em cima da carteira e Cuidar dele como se fosse seu.
 Claro que ela não obedeceu nenhuma das regras. Primeiro briguei por causa da orelha, e sua resposta foi "Então para que serve a orelha, ué?". Depois percebi que a carteira andava deixando meu livro sujo, (sim, sou possessiva e fiquei observando-a), e a informei, e a resposta: "Ok", porém não adiantou nada. Ela chegou a emprestar meu livro para outras pessoas como se fosse dela, mas o ruim não foi isso, o pior foi que, quando ela foi supostamente "empresta-lo" para outra pessoa, ela jogou o livro pro auto, e ele se espatifou no chão. Tenho raiva até hoje deste ser, mas tudo bem.
 Apesar de tudo, neste mesmo período, uma outra amiga minha estava com meu outro livro da Thalita, e ela cuidava muito bem. Não prestei muita atenção se ela usou  orelha do livro, mas não ficou marcado, e além de tudo o livro que ela pegou estava meio judiado (comprei daquela forma) e ela ainda limpou boa parte.

 Mesmo que tenha tido pessoas que cuidaram bem dos meus livros, não acho legal emprestar pra todos. Talvez pra minha amiga que eu realmente confio, eu empreste, mas não pra todos.
 E você? Empresta ou não?
 Beijo pra vocês, fiquem com Deus, e tentem responder esta enquete!

4 comentários:

  1. Nossa estava pensando sobre isso hoje..
    Emprestei um dos meus livros pra uma menina, até então estava tudo bem. Eram os dois primeiros livros do Harry Potter, meu xodozinho. Depois séculos ela me devolveu o primeiro, intacto, até ai tudo bem. Quando perguntei do segundo ela ia procurar na casa dela porque não sabia onde colocou. Ai só hoje, depois de quase 5 anos ela me devolveu o segundo. Ódio mortal? Imagina.. ¬¬ Pelo menos estava intacto, sem nenhum dano.

    Não ligava de emprestar até isso, agora mudei minha opinião, só empresto pra uma amiga minha que sei que toma cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, parece que eles não ligam "porque não são deles"!

      Excluir
  2. Não tenho experiência nesse assunto... porque eu nunca emprestei meus livros. É difícil até para mostrar um livro, imagina emprestar!

    Emanuel Barbosa
    leromelhorvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu morro de medo de ser grossa com a pessoa e ela achar que seja pessoal, por mais que seja verdade!!!

      Excluir