09 setembro 2013

#TrocaReceita: A mentira!

| |
 Seria muito bom se o mundo não fosse só enganação e mentira. Ainda mais quando entramos na internet e contamos com as blogueiras para nos ajudarmos com problemas de beleza, se é que posso dizer assim. Quando o golpe de marketing nos atinge é como uma apunhalada nas costas, algo terrível, e mesmo que isto pareça coisa boba, estamos sendo comprados.
 Acredito que muitas pessoas tenham visto vídeos de meninas, principalmente três, com dicas de shampoos caseiros no youtube. A princípio só sabia do da nina, algo que também me parecia superficial porque, para alguém como a nina, não ter divulgação de marca é algo muito estranho, mas isso não é o mais estranho.
 Golpe de Marketing? E não sei como tem dúvida.
 Três blogueiras com "parceria" com a Garnier fizeram vídeos (#TrocaReceita) com receitas "caseiras" de shampoos. Oque seria esta coincidência? Seriam receitas semelhantes, usando vitaminas, com um alvo: Shampoo para brilho, para nutrição e para cabelos oleosos.

 Oque a Garnier queria com isso? 

 Muitas meninas se confundiram, achando que isso não se passava de bobagem e não teria como ser um golpe de marketing, aliás que marca passaria a receita de seu shampoo? Aí que todos se enganam.
 A marca fez isso em sinal de facilitar seu trabalho. Agora você não necessita "fazer seu shampoo super bom, que talvez não dure muito por conta das frutas", agora você pode compra-lo ali na perfumaria ou no mercado.
 A marca deixou muitas coisas escaparem no princípio. Antes mesmo de percebermos, os videos das meninas (Luiza, Rayza e Nina) não foram divulgados como publi (Campanha Publicitária), mas depois de um certo tempo de escape isto foi sinalado, mesmo assim sem termos intendimento real do que estava acontecendo. Depois conseguimos ver os mesmos recipientes sendo usados em todos os videos, e principalmente no site da Troca Receita pela Dani Calabresa.
 Mas para isto ficar pior temos um vídeo da Dani Calabresa tentando fazer a receita, oque não deu certo, porque supostamente "isso da trabalho". Na realidade aquilo deu tanto trabalho e demorou pra ser feito que ela se atrasou pra balada. Daí ela pede para trocarmos receitas com ela, oque acabou nos levando ás meninas. Vemos que no site que suas receitas foram divulgadas.
 Mas ninguém percebeu que, por mais que este seja um pequeno detalhe, as cores do site são semelhantes a logo marca da Garnier? Mas este é um pequeno detalhe mesmo... ou não!
 Será que alguém percebeu que onde está " #Troca Receita ; Envie sua Receita ; Regulamento " tem as mesmas cores que os produtos recentemente divulgados (ou nem chegaram a serem divulgados ainda)?:
 Eita, e não é que as cores e ingredientes demonstrados chegam a ser semelhantes aos dos vídeos e as cores representadas no site do #Troca Receita? "Deve ser coincidência".

 Como assim Garnier? 

 Porque não ter uma parceria saudável? Uma divulgação como qualquer outra seria muito bem aceita. Não tenho nada contra parcerias, muito menos contra estas blogueiras, mas acho isso uma sacanagem. Por que não dizer: "Estre é o projeto #trocareceita da Garnier, feito para promover seus produtos, porém existem formas naturais de serem feitas". Tudo bem, da mesma forma não seria tão bem aceito, mas isto está fazendo muitas pessoas serem feitas de bobas. 
 Enfim, oque dizer em questão disso? Não sei... Não estou dizendo: "Não comprem!", mas estou dizendo: "Sacanagem!".
 Para entenderem muito melhor, vejam as seguintes publicações:  

 Por fim só gostaria de dizer que é realmente difícil promover produtos em formas agradáveis, mas hoje em dia as blogueiras são vistas como carteiras ambulantes, dinheiro para as marcas. Não é assim que deveria ser, você pode ganhar dinheiro com seu blog, mas por favor, de forma agradável pra todos.
 Expliquei bem? 
 Desculpe Garnier, desculpe a todas as blogueiras, mas não sou espantalho pra não falar nada e ficar parada. Assim como as blogueiras não deveriam ser para atrair pássaros. 

 Agora é só esperar a Garnier aparecer definitivamente!

4 comentários:

  1. Eu vi isso na página do blog quando você compartilhou um link sobre o assunto. Infelizmente algumas empresas, ou a maioria, enxergam as blogueiras como um catálogo que só servem pra divulgação. Mas acho que isso acontece porque algumas blogueiras se deixam ser usadas. Fazer propaganda de algum produto legal de forma bacana, acho válido, agora se prestar ao papel de fazer uma propaganda, negar até a morte e depois agir como se fosse um publi.. ai não.. me poupe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho que cada um tem de se avaliar, e ver se a marca é de mérito ou se estaria praticando uma ação legal!

      Excluir
  2. Eles fizeram o Troca Receita, nós fizemos o Troca Posts! É isso aí, temos que mostrar que somos consumidoras muito atentas a esses deslizes que parecem bobos, mas não são. ;)
    Beijocasssss e obrigada.

    ResponderExcluir