18 outubro 2013

Resenha: Ela disse, Ele disse | O Namoro - Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa

| |
Oi gente, tudo bom? Hoje eu vim fazer a resenha do livro Ela disse, Ele disse - O Namoro, que seria a continuação de Ela disse, Ele disse. Este livro foi escrito pela Thalita Rebouças em parceria com o Mauricio de Sousa, e ele foi lançado na Bienal do Livro de 2013, no Rio de Janeiro.
Estava realmente louca para lê-lo, e quando ganhei li ele rapidinho, aliás não faz muitos dias.

Para iniciar, queria informar de que, quando li o primeiro livro ainda não sabia me expressar muito bem, e acho que se eu lesse o livro hoje, a nota que eu daria para ele seria totalmente diferente (de cinco estrelas, que eu dei quando o li). Mas me lembro vagarosamente da estória, então sei que minhas opiniões mudaram, e não precisei relê-lo para ler este, ou para fazer a resenha.
Aviso: Acho que já é obvio o final de Ela disse, Ele disse, mas aqueles que não aceitam quaisquer tipo de consideráveis spoilers, não leia esta resenha. Caso você não tenha esta mentalidade, não se sinta culpado ao ler a resenha, não atrapalhará a leitura do livro anterior porque o melhor do primeiro livro é oque ocorre DURANTE a leitura.

Sinopse: Um dos grandes sucessos de Thalita Rebouças, Ela disse, ele disse ganha continuação, com a participação mais que especial de Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica Jovem. Em Ela disse, ele disse – O namoro, Leo e Rosa, que se conheceram e se apaixonaram no primeiro livro, estão namorando. E continuam descobrindo as delícias e agruras da vida a dois. Entremeando as vozes dos protagonistas com cenas ilustradas, a história de Leo e Rosa é acompanhada por ninguém menos que Mônica, Cebola, Cascão e Magali, que estão lendo o livro de Thalita Rebouças no colégio e se divertem com as aventuras e desventuras do casal.

Basicamente, entendemos pelo final do primeiro livro que Leo e Rosa entraram em um relacionamento sério, e este segundo livro não conta nada mais, nada menos do que como é o relacionamento dos dois, como eles pensam de ser um casal, como eles agem e se comunicam, ou mesmo falam como é ter seu primeiro namorado(a).
Se eu não me engano, disse na resenha do primeiro livro que achava a Rosa meio chata, e ela ficou pior neste livro, garanto. No primeiro livro, (as comparações vão começar), Rosa me parecia uma personagem diferente, e mesmo que chatinha, tinha sua própria, única e aceitável personalidade. Mas neste livro eu consigo comparar e achar pior a Rosa do que a `chatinha´ da Malu, da série Fala Sério!


``Sim, senhoras e senhores. Leonardo Mendonça estava prestes a perder o posto de melhor namorado do mundo. Que decadência espremer espinha de namorado na praia! Que decadência espremer espinha! Que decadência espremer espinha na frente dos outros!´´ - Rosa, pág. 87

Mas falando do livro em si, vi uma evolução, um amadurecimento principalmente de Leo. Mas, vi que a Thalita (conforme também conferi em outras resenhas) mudou a personalidade de todos os personagens, e deu um susto em todos os leitores. A pergunta que fica: Pra que tanta pressa? Poderia ter elaborado mais o livro, em vez de ter pressa para `publicar um livro por ano´.

``Até hoje acho graça no apelido que a Rosa inventou pra Júlia: MABU - Menina Arrogante e Burra. Garota tem cada uma!´´- Leo, pág. 33
No final de tudo, para quem não entendeu nada, eu fiquei muito indecisa sobre este livro. Gostei da ideia do livro, por mais que muita gente não tenha gostado. Achei legal a Turma da Mônica Jovem aparecer, mas foi algo muito transparente. Me dividi muito, e acho que a Thalita poderia fazer melhor... Enfim, mas juntando todos os aspectos, como capa, designer (?), estória (ou a ideia da estória), e puxando um pouco da minha admiração pelos autores do livro, eu considerei o livro bom. 
Foi esta minha humilde e estranha resenha, espero que tenham gostado. Beijos 

Onde Comprar: Buscapé 
Skoob: aqui | Editora: Rocco | ISBN: 9788579801709 | Ano: 2013 | Páginas: 144

4 comentários:

  1. Ah normal ficar indecisa quanto a opinião sobre um livro hehe Eu não curto muito esses livros da turma da Mônica Jovem, mas a Thalita é uma fofa. Ela vai até ser publicada no Japão né? Demais!

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, a Thalita é uma fofa. Também não gosto da Turma da Mônica Jovem, e me lembro muito bem quando tentei ler seus gibis... odiei, mas nada pessoal, não acho que aquilo que ele coloca no papel se identifique muito com a realidade. Já a Thalita me trouxe a literatura (este ano), oque mais dizer? haha,

      Excluir
  2. Adorei a resenha, quem dera ter paciência pra ler livros! Hahaha

    http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, quem sabe um dia você não tenta ler? Comece com um livro com o assunto que você goste ;D

      Excluir