08 janeiro 2014

Noções básicas para um bom layout!

| |

Olá gente, tudo bom? Já estava devendo uma postagem a alguns leitores do blog, dando dicas de como montar um layout e tudo mais, e como eu ainda estou fazendo o layout free (fiz uma enquete, e o layout free venceu), vim fazer esta postagem para todos que querem começar a fazer layouts saber como EU comecei e ter noções básicas.

Como eu aprendi

Antes de tudo, acho que seria interessante eu comentar como eu aprendi oque sei (o básico) de layouts, antes mesmo de dar dicas á vocês, para que tenham calma nesta hora.
Em 2010, quando ganhei um notebook do meu vô, eu comecei a me interessar bastante por blogs, e assim fiz amigas virtuais. Elas me chamaram para que participasse do blog delas, (atenção, eu tinha 10 anos, não sabia quase nada). Assim eu tive que começar a aprender sobre layouts, pois pelo que me lembro o blog tinha um pé em tutoriais. Foi bem difícil, mas eu comecei a entender oque era brushe, e usa-los, e depois aprendi oque era layout, e depois html... Entre 2011 e 2012 eu não aprendi tanto quanto esperava, mas entre 2012 e 2013 (deu pra entender? A partir do segundo semestre de 2012...) eu queria criar um blog sozinha, e claro que aquele que eu tinha com minhas amigas, e alguns outros que não me deixaram felizes, já haviam sido excluídos. E é a partir daqui que eu vou mostrar as noções básicas para a criação de um layout.

Pense...

Creio que antes mesmo de você começar a fazer um layout, você tem que pensar em como você o quer. Não adianta que, ao menos comigo, se começarmos a fazer algo aleatório, talvez o layout não combine com seu blog. Layout vai muito além de "algo bonitinho", ele faz a personalidade do blog. Então, pensem em como vocês querem o menu, como querem o cabeçalho, se querem categorias ou só tags mesmo. Quais cores você acha que combina, e assim por diante, e vá anotando num papel. Tente não fazer algo impossível no seu conhecimento de layout.

Pesquise

Você não precisa saber de cor todos os códigos para oque você quer fazer, uma boa pesquisa resolve a maioria das dúvidas. Você quer um menu legal para seu blog e ainda não se decidiu qual e não sabe os códigos? Pesquise ali no mr. Google: "Menus para blogger", e entre nos links. Oque você gostar, tente fazer. E assim você vai fazendo, seguindo o tutorial. Sem esquecer de fazer em um layout de testes e sempre salvando-o, pois algo de errado pode acontecer.

Já comecei a usar os códigos, agora como os edito?

Todos os códigos utilizados no blogger estão em inglês. Um google tradutor pode resolver algumas de suas dúvidas sobre para que aquele código serve e faz, mas tente pesquisar. O mr. Google também nos ajuda nesta parte, é só saber pesquisar que ele será nosso tio bom. Nada é difícil o bastante para te fazer desistir.
Lembre sempre de estar pesquisando para utilizar nos códigos uma tabela de cores, com seus códigos (números, ou como quiser chamar), veja esta, por exemplo.

Cabeçalho

O cabeçalho sempre será de sua preferência. Você pode escolher entre fazer suas ilustrações (isto é difícil, não se aprece neste momento), que garantirá uma marca especial ao blog. Pode também usar os brushes que se encontram disponíveis na internet, ou mesmo só utilizar uma fonte (seja uma disponível no blogger, uma que você coloca por outro meio ou que você baixa e edita num editor e a coloca).

As noções básicas são estas. Digo básicas pois é isto que você tem de fazer para que se tenha um layout, mas claro que não citei cada código (também porque existem blogs específicos nesta área), e nem mesmo decidi disponibilizar brushes, nos quais eu não sou fã. Mas espero que da mesma forma eu tenha atendido bem aos pedidos, e tenha lhes ajudado. Lembrem sempre de ter calma, e nem sempre é preciso começar um blog com o layout dos sonhos, e nem mesmo é preciso iniciar pagando layouts muito caros. É isso, beijos 

4 comentários:

  1. Amei as dicas!!
    Eu criei um novo blog e gostaria que você me ajudasse já que estou apenas no começo! Será que poderia visitar ele? Beijos
    laura-orth.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, é só você me dizer no que deseja ajuda!? Beijos

      Excluir
  2. Adorei as dicas, eu sei pegar um layout pronto e personalizar ele.

    http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Isto normalmente ajuda bastante!

      Excluir