25 junho 2014

Resenha: Quarto Escuro - Claudia Taulois

| |
Olá gente, tudo bem? Hoje a resenha é do livro “Quarto Escuro", da nossa autora parceira, Claudia Taulois. Um livro bem legal, cheio de surpresas e um romance bem diferente de qualquer outro. Curioso? Vem ler a resenha:

Sinopse: "Quarto Escuro" é destinado a um público juvenil que está passando pela fase das descobertas, dos questionamentos e sobretudo, o encontro do primeiro amor.A história narra o amor de dois adolescentes até a fase adulta.Durante esta trajetória que se inicia através de um seqüestro, questionam profundamente todos os seus valores, crenças, medos, prioridades e as tão difíceis opções que devemos fazer e que acabam por definir toda uma existência.O pano de fundo da narrativa romântica prende o jovem, enquanto o enredo leva-o a pensar sobre questões maiores: violência, profissão, busca de sonhos e ideais.

O livro se inicia com Claudia levando sua irmã caçula Flávia para uma festa infantil, com muita pressa, pois logo depois sairia com seu namorado. Porém o inesperado acontece, e Claudia e Flávia são sequestradas. São vários dias que as garotas ficam presas em um quarto escuro de uma casa na qual não sabem onde fica, porém são tratadas bem por todos os sequestradores, com direito a banho, roupa limpa e refeição. A questão no momento era por que elas foram sequestradas sendo que elas eram garotas comuns? Nada se passou de puro engano dos sequestradores.
E é aí que a vida de Claudia se cruza com a de Eduardo, um dos sequestradores. O amor que Claudia sentia por seu namorado, Marcus, foi esquecido durante um tempo por conta deste amor inesperado. Claudia não admite mas vê algo diferente em Eduardo, mesmo ele sendo um dos sequestradores, ele sempre aparece para vigiá-la com o livro nas mãos. Parece que era o único daquela casa obscura que ainda tinha esperança de algo, era bem educado, muito estranho para um sequestrador, não?
E assim a cada página que passa nos surpreendemos mais, e a autora prepara coisas que não imaginamos que poderia acontecer. O livro não acaba no sequestro.

O livro me surpreendeu bastante, o que mais gostei foi a escrita da autora, principalmente nas partes sobre o sequestro. A escrita foi me cativando, e eu li até um pouco mais que a metade do livro muito rápido, mas depois foi esfriando um pouco, mesmo eu continuando gostando, mas como eu disse, é porque eu gostei bem mais na parte do sequestro.
Achei bem inesperado o romance, e a forma que ele acontece, então pra mim pareceu que fugiu um pouco da minha realidade, então esta é parte do motivo do ritmo de leitura ter esfriado. Em outras partes do livro achei que a estória passou muito rápida, poderia ter sido contada com mais detalhes ou mesmo calma, mas não deixou de me chamar a atenção. 
Percebi que a autora gosta de envolver romances comuns com assuntos mais sérios, como a educação no Brasil, as oportunidades que qualquer pessoa pode ter na vida, mesmo com uma educação média, e ela pode crescer na vida. A violência também é tratada, assim como o crime, o que não poderia faltar pois o sequestro não envolve só sequestradores. Esses temas sérios envolvidos com a trama também acontecem em outro livro escrito pela autora, o "O Verdadeiro Poder", que eu espero ler logo. Então o livro ganha pontinhos a mais por conta disso.
O romance não me envolveu tanto quanto o resto do livro, mas as circunstâncias me envolveram bastante. Me peguei pensando, ou mesmo falando, em boa parte do livro "eu sabia", haha. A edição do livro poderia ser feita com mais capricho, as folhas são brancas, oque me incomoda, mas não deixei de ler por conta disso.

Recomendo o livro, não encontra-se muitos livros com este tema, ou escritos desta forma, a estória é bem diferente de qualquer outra. Quatro estrelas - nota tema do blog -, espero que tenham gostado da resenha, e também que comprem o livro e tirem suas próprias conclusões. Beijos 


Onde Comprar: Buscapé
SKOOB: Aqui | Editora: All Print | ISBN: 8577181901 | Ano: 2008 | Páginas: 288

Nenhum comentário:

Postar um comentário