08 novembro 2014

Resenha: O Misterioso Significado do Dinheiro - Nathalie Trutmann

| |
Olá gente, tudo bem? Apareci aqui com mais uma resenha, dessa vez do livro O Misterioso Significado do Dinheiro - que eu li em agosto - da autora Nathalie Trutmann. Eu recebi o livro impresso, mas ele só está disponível em ebook!


Sinopse: " "Você por acaso é rico?" Se alguém lhe fizesse esta pergunta, como você responderia? Por meio de anedotas muito honestas e inesperadas, Nathalie procura, em suas próprias experiências com o dinheiro, as possíveis raízes de seu relacionamento com sua carteira e conta bancária. Em seu novo livro “O Misterioso Significado do Dinheiro”, ela aborda o tema do dinheiro sob um ângulo muito diferente do que existe no mercado. Menos preocupada com a questão de como fazer dinheiro, ela procura entender por que nosso relacionamento financeiro é tão complexo e o misterioso funcionamento por trás do que parece ser um dos maiores tabus nas nossas vidas. Igual ao “Manual para Sonhadores” [Editora Leya, 2013], o livro oferece uma leitura leve que não deixa de ser profunda e transformadora."

O livro retrata, sem mais delongas, o relacionamento da autora com o dinheiro. Acompanhamos momentos de sua trajetória, e supostos motivos e respostas que ela dá para seus grandes gastos. Desda sua infância até os dias mais atuais ela faz uma conexão entre dois extremos. Seu problema não se trata apenas de consumismo, ela consegue abrir mão de seu dinheiro como se ele fosse um problema em sua vida, sem olhar duas vezes e sem se importar com a falta dele mais tarde. 
Nathalie Trutmann passou sua infância vivendo bem, passando lindos Natais, mas com o impacto de ver sua melhor amiga - que tinha muito dinheiro, de verdade - cair ás ruínas, seus pais se separando, e se recordando da cara de insatisfação de seu pai com os grandes presentes de Natal que só colaboraram para o tal do consumismo, podemos dizer que seu problema com o dinheiro começou aí. A grande associação da garota do dinheiro com essas coisas que aconteceram - que envolveram de certa forma esses dois temas - fez com que a adolescência dela fosse difícil. Por muitas situações ela ficou sem dinheiro na carteira. Durante o livro conseguimos ver como ela tratou de tentar resolver esse problema e compartilha de situações de sua vida atual e do passado.

Falando da minha opinião, quando cheguei na metade do livro já fiquei bem cansada, a leitura ficou chatinha, e vou falar que do meio pro final não me empolguei tanto, mas não foi ruim. Poderia muito bem classificar o livro como uma auto-biografia que fala do relacionamento da autora com o dinheiro, "apenas" uma troca de vivências, porque não é mentira que o livro acaba sem sabermos como lidar realmente com o dinheiro, sem grandes conclusões, mas o livro nunca prometeu isso.
Muitas pessoas se confundiram na própria interpretação da proposta do livro, que não foi escrito por uma especialista, e sim por uma mulher comum com esse problema do dinheiro, e mesmo se fosse/for especialista, este não é o verdadeiro propósito do livro. Mas não posso dizer que não esperava uma conclusão e respostas para alguma pergunta qualquer. Então, por favor, não abram o livro achando que ele vai te dar respostas específicas, listas de itens a serem seguidos para você resolver isso e tudo mais, mas vai contar a história da vida da autora E o dinheiro. 

Agora falando de verdade da minha opinião: ele não vai chegar a ser meu livro favorito mas é consideravelmente bom. Como eu disse, ele se tornou um pouco cansativo, mas nisso eu tenho culpa pois eu parei de ler ele por um tempo e quando voltei perdi o ritmo. As vezes achei algumas coisas desnecessárias no livro, algumas recordações de momentos entre outras coisas, e talvez isso pode ter colaborado.
Quanto a escrita da autora, ela não me agradou tanto. Pra mim o livro parecia não chegar a ponto algum - assumo não estar familiarizada com esse tipo de livro. Mas... do mesmo jeito eu acabei gostando um pouco.

O ebook do livro está a coisa mais fofa. Antes de receber o livro impresso, tive uma pequena amostra - primeiro capítulo do livro - pra ver como ele estava e acredito que está muito melhor e mais fofo que a própria versão impressa. Ele está por R$7,90 na Amazon.
Não existe muito mais o que falar do livro, ele é basicamente isso. Achei ele mediano, dei três estrelas a ele. Acredito que talvez pelo preço vale a pena ler e tirar as próprias conclusões.

Estou com muita vontade de ler o Manual para Sonhadores, da mesma autora. Não me lembro onde, mas escutei bem sobre o livro e fiquei com vontade de lê-lo. Se eu comprar eu resenho pra vocês. E a resenha foi essa, não tinha ideia do que escrever, mas espero que tenham entendido um pouco da minha opinião - foi uma resenha difícil de se expressar. Beijos 

Onde Comprar: Amazon
Skoob: Aqui | Editora: "Amazon" | ISBN: B00HTEWAOO | Ano: 2014 | Páginas: 212

Um comentário:

  1. To lendo ele e ta muito chato. Entrei aqui p ver se vai melhorar mas parece q não rs

    ResponderExcluir