26 janeiro 2015

Dicas para: Volta ás aulas

| |
Olá gente, tudo bem? Quase que eu fico sem postar hoje, estava totalmente sem inspiração para postar e sem vontade, e não queria postar uma coisa da qual eu não me agradasse. Mas decidi que vou falar um pouco de volta ás aulas. Hoje foi meu primeiro dia de aula, e nem dá pra acreditar que as férias. Estou no 1º ano do ensino médio, é uma nova experiência, mas nada que alguém não possa suportar. Trago algumas dicas para vocês passarem o ano letivo bem, e não precisar se preocupar tanto com suas notas!

Organização

Acredito que todo mundo fala isso, mas não faz mal repetir mais uma vez. Se você manter-se organizado durante o ano, ficará muito mais fácil lidar com as matérias, lições, trabalhos e provas. Decidi numerar as dicas de organização para vocês entenderem melhor:

1. Comece separando as matérias do seu caderno ou fichário. Não é necessário fazer isso com muita antecedência, mas tenha em mente quantas folhas ou matérias do seu caderno você utilizará para, por exemplo, matemática.
Antes de começar as aulas eu dei uma pesquisadinha em qual seria a melhor forma de dividir as matérias no caderno agora que estou no ensino médio - por conta de ter mais matérias - e achei a resposta que desejava, e vou compartilhar com vocês. Minha dica é separar a quantidade de folhas e matérias de acordo com a sua necessidade. Parando de enrolar, eu organizei basicamente desta forma a quantidade de matérias para cada disciplina:
Português (3 matérias); Matemática (2); Física (2); Química (1); Biologia (1); Geografia (1); História (1); Sociologia (1/2); Inglês (1/2); Espanhol (1/2); Filosofia (1). Gostaria de avisar que no caso eu uso apostilas, então não uso tanto o caderno quanto se eu usasse livros, como algumas escolas. E lembre-se de sempre estar atento para o caso de a matéria de tal disciplina estar acabando!

2. Mantenha a ordem! Tente sempre deixar seu caderno ou fichário organizado, mantenha a letra bonita, e se for o caso use uma folha de rascunho e depois passe a matéria para o caderno. Evite ter folhas espalhadas, isso acaba atrapalhando. 

3. Comece a usar agendas. Eu nunca usava, vou assumir, mas do meio do ano passado para o final eu percebi que é algo muito prático. Você anota o que precisa entregar em tal dia, e você nunca esquece de nada. Essa é a melhor forma.

Coloque em prática

4. Se esforce! Do primeiro dia ao último preste atenção nas aulas, capriche nos trabalhos, dê seu melhor nas provas e faça todas as lições de casa. Não é algo tão difícil quanto parece.

5. Estude, faça resumos e anotações. Vou contar uma verdade, eu não estudo todos os dias. Normalmente eu só faço a lição para o próximo dia, e sei que isso não é a coisa certa, mas até que funciona. Eu lido com isso de uma forma simples: estudo, antes das provas ou coisas do tipo, com resumos. Eu os escrevo já lendo o conteúdo, e depois fico relendo, claro, não apenas decorando, mas procurando entender, repetir formulando a frase da minha maneira. Outra forma é você fazer anotações durante a aula. Não precisa ser a todo momento, e nem de tudo, mas tomar nota de coisas importantes vale a pena!

6. Descanse. Tire um tempo pra você. Se você já se organizou, já colocou tudo em prática, faça o que deve e desencane um pouco. Isso também é importante para o seu rendimento escolar. 

Não foram muitas dicas, mas todas elas funcionam. Coloquem tudo isso em prática e esperem as notas chegarem, vocês vão gostar do resultado. Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário