18 abril 2015

Concurso Cultural -" Meu Blog Dos Sonhos"

| |
Oi gente, como anda a vida? A minha anda bem, porém essa semana me deixou completamente estressada e cansada.  

Bom, desde que me juntei aos colaborados do blog, me propus a dedicar um pouquinho de mim para escrever sobre moda e afim. No entanto, hoje me dedicarei a escrever sobre um tema completamente diverso, mas aposto que irá sanar as dúvidas da turma dos iniciantes blogueiros.



Assim, como nós do PALAVRAS DIGITADAS, há muita gente que se dedica para atualizar e agradar a maioria dos internautas. Hoje, com o acesso facilitado à internet, o número de páginas online cresceu consideravelmente. O tema fashion por exemplo, é um dos mais procurados, sendo completamente impossível discordar, afinal, basta acompanhar às mídias para ver que as blogueiras fashion, faturam muito mais que qualquer mortal que obtém diploma. ( NÃO DESISTAM DOS ESTUDOS, HEIN!) HAHA.

Sendo assim, irei dedicar este post para escrever sobre o que eu considero importante para o crescimento de um blog. Lógico que este tema, não me veio a cabeça como uma luz, que acende em cima da cabeça como nos desenhos animados, haha. Decidi escrever, pois adorei a iniciativa do blog Antena Antenada que criou o concurso cultural - cuncurso este destinado aos blogueiros de plantão, objetivando identificar o que eles acreditam ser válido para o crescimento de um blog. Para estimular, há um prêmio (na verdade três) que será um layout personalizado + uma ilustração exclusiva + divulgação do blog/blogueiro vencedor.

Em princípio pensei em escrever o post pensando somente no prêmio, porém tenho em mente que assim como outros blogs que se encontra no início, é indispensável uma considerável divulgação. A divulgação é um dos primórdios para se alcançar o sucesso no reino dos blogs. Porém, a iniciativa foi tão bacana, afinal, foi pensada no próximo que decidi arriscar, sem mesmo pensar essencialmente no prêmio.
Depois desta introdução (um pouco desnecessária haha), vamos lá?! 







Para o crescimento de um blog, primeiramente é preciso dedicação, vontade, criatividade, disciplina e uma boa imagem. Ai, vocês perguntam, tudo isso eu já sei Giane, só não sei como colocar em prática. Confesso, eu também não sabia e até hoje me encontro em dificuldades para algumas coisas, mas tudo se aprende com os erros e com novas tentativas, o que não se deve é desistir.


O que é importante para o crescimento de um blog?

Nome do blog.
Tenho para mim que o nome é essencial. Acho baixo astral aqueles nomes extremamente cumpridos, em idioma estrangeiro e que não tem nenhuma relação com o conteúdo do blog. Por exemplo, já vi vários blogs assim: strengthandbeauty.com.br (não sei se existe, é só um exemplo) e a pessoa escreve sobre livros. Aff, não dá. Quero deixar claro, que não tenho nada contra aos blogs que obtém nome em outro idioma.
É importante obter um nome de fácil compreensão e que tenha relação com o blog.
Domínio + E-mail personalizado.
A escolha do domínio é um fator essencial, e está entrelaçado com a escolha do nome do blog. É extremamente importante obter um domínio próprio. Eu não sei vocês, mas o domínio é a chave para facilitar as buscar, por exemplo, imagina que você "à toa" navegando pela internet encontra um blog bacana, ai tá assim "melanciaemel.nuvemazul.sereiavermelha.amarelo.blog e, de repente sua internet cai, você tenta procurar o blog, digita no google tudo que você lembra e não encontra. Ai, você pensa, se fosse www.melanciaemel.com.br seria mais fácil de procurar. Ah, sem contar que a URL fica limpa e muito mais organizada.
Como eu disse, há muita facilidade, adquirir um domínio é fácil (não é grátis), mas há muitos sites que disponibilizam domínio por um preço acessível. O REGISTR.BR cobra R$ 30,00 (trinta reias) por ANO. Já a empresa UOL ROST, assim como a TERRA DOMÍNIO, cobra cerca de R$ 39,90 (trinta e nove e noventa centavos). Lembrando que há outras empresas que fornecem domínio, hospedagens, etc.
Não é uma regra, mas EU penso que um e-mail personalizado faz toda diferença na visão do leitor, quando ele quer entrar em contato com o blogueiro. O e-mail personalizado, passa a impressão de seriedade e de que o blog ao qual ele se interessou em ler é um hobby (no meu caso), mas um hobby sincero. As empresas citadas no item acima, também oferecem e-mails personalizados utilizando o domínio, o valor cobrado não é absurdo.
* Se alguém estiver em dificuldade para adquirir um domínio ou e-mail, pode me procurar, eu ajudo!

Layout Organizado + Fonte
Quero que saibam, que não estou aqui para induzir ninguém a gastar grana com layout personalizados, e-mail, etc. São apenas dicas.
Na rede, é possível encontrar vários modelos de layouts grátis (lindos). O que quero chamar a atenção, é que o layout deve ser clean - sabe aquela velha frase "menos é mais"? Então, aqui isso conta ponto, pois é tenebroso encontrar uma página toda escura, com fonte completamente cursiva de cor verde limão. Podem falar, é horrível. Páginas assim, espantam os leitores.

Uffa, acho que já falei os pontos mais relevantes e importantes na personalização do blog, agora o que mais interessa são - OS POSTS!

Escrever não é fácil, há dias em que é possível escrever dois, três, quatro posts de uma vez, mas há dias que não sai uma frase. Por isso, ao criar um blog, a primeira coisa a fazer é escolher o tema que mais te agrada, pois assim, ficará mais fácil na hora de escrever. Ah, sem contar que a pesquisa para novos posts será mais divertida, afinal, você estará na busca daquilo que você gosta. - Essa dica é para aqueles que querem criar um blog, mas não tomaram coragem ainda. haha!

Os posts, devem ser claros e autênticos. Tomem cuidado com o plágio. Se espelhar em um blogueiro que você admira e achar bacana o post dele, ok! mas copiar é feio. Se ocorrer plágio, e o leitor desconfiar, tudo aquilo que você suou para construir será imediatamente derrubado, pois ninguém mais voltará a visualizar seu blog. E pior, um leitor irá falar para outro que falará para outro e no final, nada que você diga será considerado verdadeiro.

Se você se sentir ocupado demais e acredita que não esteja fazendo as devidas atualizações, procure um colaborador. Eu sou colaboradora e acredito que meus posts obtém um toque a mais para o desenvolvimento do PALAVRAS DIGITADAS. Afinal, um colaborador além de auxiliar nas postagens, ele poderá escrever sobre temas que você não gosta, mas que é de interesse dos leitores e assim, o número de visitantes aumenta.

Divulgação
A divulgação é a chave para o sucesso, mas também é o caminho mais árduo à percorrer. O bacana é pedir ajuda - eu sei que há aqueles blogueiros que já conquistou a fama e que não se interessa pelo seu esforço, mas há aqueles que ainda obtém a alma generosa. Gosto bastante do blog Fala Dantas, pois assim como a Karly do blog Antena Antenada, a Jéssica foi subindo os degraus devagar e apesar de ter alcançando um grande patamar, ela não se esqueceu dos pequenos iniciantes. Lógico que não se deve ficar "puxando o saco" toda hora, mas pedir ajuda e dicas é legal.

Outro fator que espanta leitores e deixa o blogueiro com muita raiva, são aqueles comentários no blog alheio assim: "Oi, visita meu blog (link do blog) - Nossa isso é completamente sem criatividade. Eu entendo que você queira atingir o maior número de leitor, mas dessa forma, ninguém irá visitar seu blog.

Uma dica, é entrar em contato com o blogueiro e tentar fazer uma parceria. Também é de muita valia, criar páginas social, como facebook, instagram, pois desta forma o número de pessoas a se atingir é muito maior.

Humildade
Para quem está no começo, o segredo é ser simpático/humilde. Responda os comentários, responda os e-mails. Se você não responde o leitor, a imagem que se passa é a que você é superior e você não é. Seja humilde, pois somente assim, você chegará ao topo.

Bom, eu não sei se este post será de agrado, mas confesso que fiz o meu melhor. Também não sei se atendi as expectativas, mas deixei registrado aqui o meu pensamento.
Espero sinceramente que vocês tenham gostado. E, ficarei feliz em ganhar! hahaha.
Abaixo está o banner do concurso, quem tiver interesse em participar, basta clicar aqui e seguir as regrinhas.




Beijos

2 comentários:

  1. Amei <3
    Obrigada por participar e boa sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeah! Ela viu meu post!! Obrigada Karly. Torcendo forever!! Hahah bjs!!

      Excluir