06 maio 2015

Resenha: Quem é você, Alasca? - John Green

| |
Quem é você, Alasca? é um daqueles livros que me deixou dividida. Existem pontos fortes e fracos, em minha opinião. Demorei mais de um mês pra digerir tudo e poder contar a minha opinião pra vocês, então espero que esta resenha seja bem aproveitada - e que eu consiga expressar corretamente o que achei do livro, de forma que vocês não fiquem confusos.

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Miles é um garoto comum, que vivia na Flórida. Seu hobby, últimas palavras, o levou a procurar o seu "Grande Talvez" no colégio interno Culver Creek. Levando uma nova vida, ele acaba conhecendo Coronel, seu colega de quarto que se torna, logo depois, um grande amigo. Coronel apresenta Miles a Takume e Alasca, seu pequeno grupo de amigos que é compartilhado com Gordo - novo apelido de Miles.
Alasca, uma garota de personalidade forte e cabeça dura, faz com que Gordo se apaixone. Ele a acompanha em muita aventura e diversão, enquanto ela apresenta o colégio e aprontam diversas coisas.

Alasca é uma personagem que eu admiro, mas da mesma forma eu a odeio. Tem grande personalidade, marcante, mas é uma (grande) cabeça dura. Faz o que tem vontade sem ligar para o que as pessoas pensam, o que é e não é um fato positivo. Ela é instigante e ddgfdgfds. Minha opinião sobre ela é muito contraditória, no esquema amor e ódio. 
Miles é um personagem que vai sendo construído no decorrer do livro, o que eu gostei. Não é nenhum personagem, como a Alasca, muito marcante, mas a forma com que ele cresce é visível no decorrer das amizades. Coronel, amigo de Miles, foi um personagem que eu gostei bastante. Tem atitude, personalidade e me surpreendeu. Esperava alguém grosso, pelas primeiras páginas, mas as primeiras impressões sempre nos enganam.
Os outros personagens não me chamaram tanta atenção, como a Lara, que foi usada apenas para nos distrair um pouquinho, talvez.

Pode-se dizer que foi uma boa experiência de leitura. A escrita é muito boa, a leitura flui muito bem, na primeira parte do livro tudo corre muito rápido, mas na segunda é como se o livro morresse. Mesmo que eu ainda tivesse o prazer na leitura, por conta da escrita, tive a impressão de estar arrastando muito a leitura. Parece que até o final do livro não saímos do lugar, e a resposta que eu tanto esperava nunca foi dada.
Muitas partes foram desnecessárias no livro, como as menções ao sexo de maneira inadequada e desnecessária - sinceramente é um ponto que me envergonho em mencionar-, que se torna uma enrolação, um assunto que me fez deixar o livro de lado em alguns momentos. Sei que muitas pessoas não se encomodam, mas existem cenas que não se colocam em livros apenas por colocar, e provavelmente vocês não irão entender este argumento. A bebida e o cigarro são coisas que eu engulo em um livro, por que é óbvio que muitos adolescentes vivem isto, mas enfim, só tenho a dizer que ao menos neste livro, isto me incomodou bravamente.
Achei muitas partes forçadas, principalmente as que envolviam a Alasca. Não todas, claro que existem cenas que eu gostei muito, mas eu tive esta impressão, como se tentassem enfiar algo que não caiba na cena ou especificamente no livro.

Apesar de todas as minhas observações, eu gostei do livro, muito por conta da escrita e dos personagens, mas o enredo, depois da primeira parte do livro, me deixou ligeiramente decepcionada. Daria três estrelas e meio, mas como o skoob não me permite isto, optei por três estrelas. Só não dei quatro porque realmente ainda estou pensando e estou indecisa - típico.

Acharia super interessante poder discutir com pessoas que já leram o livro, quem sabe uma conversa por skype? Bom, não sei, mas pra quem já leu, fico super curiosa para saber a opinião, deixem nos comentários. Beijos 


Skoob: Aqui | Editora: WMF Martins Fontes | ISBN: 9788578278724 | Ano: 2014 | Páginas: 229

Nenhum comentário:

Postar um comentário